facção

FactolA Dama da Dor é a soberana absoluta de Sigil, mas ela deixa a administração da cidade, na maior parte do tempo, para as facções. Na prática, as autoridades que qualquer pessoa vai encontrar (ou ter que evitar) no dia-a-dia da Cidade dos Portais são formadas e/ou encabeçadas pelas facções. É muito raro alguém topar com a Dama da Dor em pessoa — e nunca é boa coisa quando ela aparece.

Cada facção é o universo de um ponto de vista filosófico muito particular. Mas essas filosofias não são meros conceitos metafísicos ou abstratos que estudiosos debatem em salões iluminados por velas e longe do mundo real. Em Planescape, onde até mesmo os alinhamentos manifestam-se como dimensões inteiras, pontos de vista podem ser perigosamente literais. E cada facção está lutando para que seu ponto de vista particular seja mais real que a realidade das outras facções. Tá sacando, maluco?

Atualmente há 15 facções, e esse é o número que a Dama da Dor permite. Uma nova facção irá chamar a atenção da Dama da Dor (e, por conseguinte, descobrir porque ela se chama assim) a não ser que destrua outra facção rapidamente (na verdade, o tempo exato é de uma semana).

Facções são encabeçadas por um Factol. Membros do alto escalão são chamados Factores, e os do escalão intermediário são os Factotums. Membros da escala mais baixa de filiação são chamados de Nomes — como possuem apenas uma tênue fé no ponto de vista da facção, são membros apenas de nome.

facção

O Poço dos Mundos cimmerian